Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Góticos na Angola.



Saudações leitores! A pedido de um dos seguidores do Subcultura Gótica: Alba Lupus (@albalupusbr), venho escrever um pouco sobre a Subcultura na Angola.

Na África, a subcultura gótica vem tomando melhor forma desde 2000, apresentando ao locais pessoas com vestimentas diferenciadas e ouvintes de músicas com caráter sombrio.

Em outubro de 2016 houve  em Viana, província de Luanda (Angola), um encontro dos adeptos do movimento gótico presentes nas redondezas.  Daí em diante muitas pessoas dali vem se reunindo para discutir sobre ideias, colocar seus pensamentos em voz alta, afirmando que em todo lugar as pessoas podem ser livres para seguirem o modo de vida que desejarem. Segundo uma entrevista feita pela Tribo Urbana, do blog Pressapiente, ao jovem Kenned, no mesmo ano foram planejados encontros góticos de 2 em 2 meses na capital.

Meados de novembro do mesmo ano a Mediateca de Luanda, um espaço que contribui com a sociedade local facilitando o acesso à informação e ao conhecimento, convidou algumas pessoas para falarem sobre a subcultura gótica presente ali, o que foi muito importante para os adeptos ao movimento, pois é uma forma de divulgação que ajuda a quebrar barreiras.
Os movimentos alternativos em geral são muito mais marginalizados na Angola que em outros locais. Alguns jovens afirmam que as províncias ainda não estão 100% prontas para receber coisas desse tipo, mas que as pessoas envolvidas nesse mundo estão trabalhando juntas para que tudo vá se adaptando da melhor maneira possível.
Atualmente ocorrem encontros destinados  a subcultura gótica no primeiro sábado de cada mês.
      

Encontro em Angola - Foto retirada do blog Pressapiente.

Algumas perguntas surgiram para mim como “Que bandas eles costumam ouvir mais? Será que há algo regional interessante pra escutar?” “Como colocar elementos africanos na música gótica para que várias pessoas do local possam se sentir bem somando o estilo com suas raízes?’’

Como não poderia ser diferente, os góticos da Angola escutam as mesmas bandas que góticos escutam pelo mundo como The Sisters of Mercy, Blutengel, Marilyn Manson, etc e obviamente devem ter suas bandas regionais, como a Declinium e a Desrroche, nas redondezas de Salvador por exemplo.


O gênero Noise, é um gênero que geralmente usa sintetizadores e outros instrumentos não muito convencionais para fazer sonoridades consideradas desconfortáveis, o que na verdade não torna sua música desconfortável, mas transforma a junção de seus elementos em uma música que pode nos arrancar da nossa zona de conforto.

Muita gente no mundo Underground usa a música noise para fazer ligações entre um gênero e outro. 
Em nosso mundo, temos algumas bandas muito conhecidas como Einstürzende Neubauten, que falando grosseiramente é uma espécie de experimental com pós-punk. A música Sehnsucht fala claramente sobre a vontade das pessoas de se afastar do caos.


De mesmo modo alguns artistas revelaram seus talentos para composições cheias de elementos sombrios e modernos mesclados com sons de natureza africana. Em minha visão o álbum abordou também sobre os povos locais. Tudo isso se faz presente no álbum Extreme Music From Africa.


Espero que a postagem possa ter contribuído mais uma vez de modo interessante para as pessoas que querem aprender um pouco mais sobre a subcultura e especialmente para as que sempre me enviam mensagens sobre a negritude dentro do movimento. Obrigada por terem paciência para aguardar algo novo. Nos comunicaremos em breve!

2 comentários:

  1. Uuaaauu!! :O Perfeito texto, explicativo e esclareçedor. Parabéns aos adms que pesquisaram, publicaram e elaboraram as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! Estou retornando aos poucos para o blog.
      O Alba Lupus também está no instagram. Acessa lá:@albalupusbr / @dianavaughan_.Espero sua visita mais vezes.

      Excluir